ACES Lisboa Ocidental e Oeiras recruta dadoras de leite materno

O Banco de Leite Humano da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, foi criado em 2009 e, desde então, já ajudou mais de mil bebés a receberem leite de dadoras. É um banco de estrutura única no país que apresenta actualmente falta de dadoras, tema que abordámos no final de Maio aqui.

 

Um novo protocolo assinado entre o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Lisboa Ocidental e Oeiras e o Centro Hospitalar de Lisboa Central (que integra a MAC) visa aumentar a oferta de leite humano para recém-nascidos muito prematuros. À frente desta iniciativa está a Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, Ana Lúcia Torgal, que tivémos a oportunidade de entrevistar na rubrica À Conversa Com (para consulta aqui), na sequência da certificação da primeira Unidade de Saúde Amiga dos Bebés (única até à data).

 

O leite humano é ministrado a bebés internados no serviço de Neonatologia da própria maternidade, mas tem também alimentado recém-nascidos de outros hospitais. Neste sentido, o leite doado pode ser fornecido a outras unidades de cuidados intensivos neonatais na área de Lisboa, através de prococolos estabelecidos entre instituições.

 

Através do protocolo celebrado, o ACES de Lisboa Ocidental e Oeiras pretende ajudar a recrutar mais mães lactentes, elegíveis para se tornarem dadoras, sendo possivelmente mais fácil encontrá-las nos cuidados de saúde primários. Para mães que se queiram candidatar a dadoras, existirá uma primeira consulta específica que funcionará no Centro de Saúde de Oeiras, onde serão avaliados os pré-requisitos. Posteriormente é realizada uma avaliação das condições habitacionais e são fornecidos às mães os materiais necessários para a extracção, armazenamento e conservação de leite, de forma a garantirem-se as condições de higiene necessárias. A recolha e a pasteurização do leite doado ficam a cargo do Centro de Saúde e da MAC.

 

Para já o projecto ambiciona conseguir ter 12 mães dadoras durante o primeiro ano de funcionamento. Para mais informações pode consultar o documento neste link (Perguntas Frequentes).

 

O Leite Humano doado salva vidas, por isso lembre-se: Para si é leite, para a criança é vida!

 

 

Partilhar no Facebook
Please reload

Please reload

Arquivos
Siga-nos
  • White Facebook Icon

Segue-nos nas

Redes Sociais

acompanha as nossas notícias, eventos e ofertas especiais